Um lugar para continuar
 

 

Nossa atuação, em quaisquer campos de trabalho, seja como consultores ou coaches em organizações, sempre esteve ancorada na Antroposofia. Ela é o cais de onde partem os navios  que buscam encontrar os maiores tesouros da humanidade – as respostas às nossas perguntas mais existenciais e essenciais. É uma base que nos dá, a partir de sua compreensão, coragem e força para apoiarmos o desenvolvimento humano e social.

A partir disso, em 1992, surgiu um programa de desenvolvimento de lideranças - Formação Adigo de Consultores e Líderes Facilitadores – que, começava a apresentar para o mundo, os arquétipos básicos da Antroposofia. Com muita simplicidade, os participantes se aventuravam em aplicar os conceitos em sua prática profissional e para o seu autoconhecimento.

Em 1999, recebemos perguntas de ex-participantes sobre outros caminhos de desenvolvimento com a mesma abordagem e, no fundo, todas elas apontavam para uma direção : “O que está por trás disso que vocês trabalham?”. O pedido era que revelássemos os mistérios, os fundamentos da Antroposofia no desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações.

Isso fez com que surgisse o Aprofundamento ou o Caminho Espiritual do Consultor, um programa de 8 módulos ao longo de 2,5 anos. Com exercícios artísticos e meditativos, conteúdos de cunho espiritual aliados às suas aplicações práticas e muitas reflexões individuais e em grupo, conduzimos 9 turmas ao longo dos 16 anos do programa.

O resultado, mais do que individual, revelou-se, também, no coletivo. Comunidades de prática e de apoio ao desenvolvimento foram estabelecidas pelos participantes, criando um fluxo de amorosidade e amizade fortes e que permanecem vigentes.

 

 

Surgem, em 2002, dois novos organismos – o EcoSocial e o Germinar. O primeiro, reunindo ex-participantes de ambos programas para trabalharem juntos em prol do desenvolvimento humano e organizacional. O segundo, como uma rede de pessoas que queriam levar a Antroposofia para os mais distantes rincões do Brasil e para as pessoas que, dificilmente, teriam acesso aos conteúdos da Formação, seja pela geografia ou pela sua classe social.

Em 2013, no surgimento da Lumo, entendemos que este impulso não poderia terminar. Ele tem relação com o nosso propósito de humanizar o mundo, apoiar as pessoas a encontrar o seu propósito e estabelecer pontes entre “mundos aparentemente diferentes”, reunindo-os pela chamado à humanidade.  

O tamanho desta tarefa é imenso e requer muitos corações, mentes e braços! Chamamos, então, o EcoSocial (cujos membros foram ex-participantes) e a ComViver (associação de facilitadores do Germinar) para, juntos, revermos e atualizarmos o programa.

E assim, surgiu a Jornada da Liderança pela Antroposofia. Um mar de aventuras a ser desbravado ora individualmente ora coletivamente. Um caminho de 7 etapas, ao longo de 2 anos, onde nos abastecemos e fortalecemos para seguir nesta linda viagem da vida.