"A Jornada foi um divisor de aguas na minha vida. Mais do que um processo de aprendizagem, foi um processo curativo, no qual tomei contato com minha biografia de forma muito profunda. Os conceitos aprendidos e as relaçoes de irmandade construídas me ajudaram a encontrar meu EU, minha essencia, e a tomar as redeas da minha vida em minhas mãos. "

Fernanda Mendes

módulo 4 13.jpg

"Minha jornada foi comum, cada história ouvida uma parte de mim.

Minha jornada foi complexa, profundezas e alturas inimaginadas.

Minha jornada foi concreta, no barro, na cor, no movimento e no impacto.

Minha jornada foi em si, nem antes nem depois, um marco do durante."

Patricia Holzman

módulo 3 foto7.jpg

"Fazer a Jornada foi um ato de coragem num momento da vida de muitas incertezas e de grande insegurança. Foi como um mergulho num mar de calmaria, que me trouxe um lugar de maior confiança na vida e no mistério da evolução humana pela ascensão espiritual."

Walkíria Tércia 

módulo 4 4.jpg

Cheguei à Jornada acreditando que sabia aonde queria chegar, só precisava saber como. Aqui descobri que antes de qualquer ação, precisava ir em busca de mim. E funcionou ! Obrigada pela benção de estar aqui ! 

Délia Peixoto.

Caminhar é preciso, e o caminho interior é lindo quando acessado com amor e acolhimento. Na Jornada, além de método, encontrei pessoas dispostas a caminhar para si e para o outro, em comunidade. Profunda gratidão ! 

Alessandra Bernardo.


Esta é uma Jornada que concluimos agora, uma inspiradora caminhada por temas espirituais relacionados à Antroposofia, à liderança e aos desafios do nosso tempo. A primeira turma de desbravadores chegou ao final com 28 pessoas e 5 facilitadores, além dos convidados, que se revezaram nos 7 módulos ao longo de 2 anos. Como uma das facilitadoras, ao lado de amigos e companheiros de destino da Lumo e da ComViver (Germinar), me lembrei do Leo, o lider do romance de Herman Hesse, Jornada para o Oriente, que inspirou a Liderança Servidora. Não fomos a frente de um grupo, mas ao lado de pessoas maravilhosas, que tiveram a coragem e a determinação de descobrirem seus caminhos interiores, suas luzes e sombras, para então se tornarem melhores lideres, melhores seres humanos, a partir dessas descobertas. Foi um intenso processo que transformou todos nós.   

Adma Garzeri


Fazer a Jornada me proporcionou saber e viver o quanto integrados somos com a Natureza e com as forças espirituais. Um olhar apreciativo e muito esclarecedor sobre nossa existência e propósito na vida. Laura Bergallo