Explore seu mundo
Fazemos, todos os dias, a nossa jornada pela vida. Às vezes, sozinho; às vezes, juntos. Um caminho que se escolhe, consciente ou inconscientemente, e cuja dificuldade e beleza só podem ser sentidas por quem percorre.
A Jornada da Liderança pela Antroposofia surgiu da vontade de seguir ampliando a consciência das pessoas em busca da humanidade em nós e na nossa conexão com o espiritual, com base na Antroposofia.
Realizar e realizar-se na Terra e, ao mesmo tempo, apoiar a evolução do mundo, despertando o olhar para as questões mais profundas e encontrando a ação correta, é a tarefa que nos propusemos na Jornada.
Um espaço onde todos e todas são caminhantes. Onde existe descoberta e aprendizado em cada etapa. Uma busca incessante por iluminar, arejar e transformar os porões da alma, conectando matéria e espírito.
Porque trabalhar em grupos?
No início dos anos 1950, Bernard Lievegoed, psiquiatra e docente da Universidade de Roterdã, deu início a uma série de trabalhos que visava trazer os arquétipos da Antroposofia para ampliar a compreensão e transformar os ambientes sociais. Essas práticas foram chamadas de Pedagogia Social.
Uma das premissas desses trabalhos sempre foi a de que todo e qualquer processo de autodesenvolvimento primeiramente nos leva a uma predisposição egoísta, ou seja, a vivermos muito mais conectados com o que se passa dentro de nós. E isso pode nos deixar sem referência sobre quais mudanças podemos e queremos trazer para a nossa vida.
Essa referência para identificar o que necessitamos transformar é a relação com o outro. Ele nos percebe externamente e sente o impacto que nós provocamos no mundo. Ao mesmo tempo, nessa convivência, nós servimos de referência para o outro perceber o impacto que ele ou ela causa no mundo. Esse processo de observação e feedback é o principal pilar dos trabalhos em Pedagogia Social.
Percebendo-nos e ajudando-nos mutuamente construímos um micro cosmo onde nos é revelado como atuamos e somos percebidos pelo mundo. Essa vivência permite, a partir de nossas próprias descobertas e escolhas, transformar os ambientes sociais em que vivemos. A Jornada da Liderança pela Antroposofia é fortemente fundamentada nesse preceito da Pedagogia Social.